Pages

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Americana: Re Virada tem dança, maracatu e Mariângela Zan na Praça

"A Re Virada Cultural de Americana terá atividades infantis, cortejo de maracatu, danças e shows da dupla sertaneja Bruno César e Salvador, de Itatiba, e a representante da música raiz caipira, Mariangela Zan, acompanhada por Arnaldo Freitas, na Praça David Garcia, no sábado, (12/5), com entrada franca. Junto com o evento estará acontecendo a Feirarte. A Re Virada é um projeto da RMC.

http://mariangelazan.blogspot.com.br/

“É nosso objetivo investir cada vez mais em cultura. Este projeto, A Re Virada, pretende promover a circulação de ideias e de produções culturais. Temos artistas da RMC na programação. Isto faz parte de nossa política cultural”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.
“Buscamos sempre valorizar e promover a circulação de nossos artistas. A partir da Re Virada, os artistas da RMC estão se conhecendo e trocando experiências. O projeto integra todas as cidades da RMC. Ele é um desenho dos projetos dos municípios. Com isso estamos atuando firme na produção regional”, afirmou o diretor de Cultura da Sectur, Melquesedec Ferreira.

O projeto Re Virada foi lançado em 2010 pelas cidades da Região Metropolitana de Campinas com a coordenação da Câmara Temática de Cultura da RMC. O Re Virada tem o objetivo de valorizar o artista da região e a circulação da produção cultural das cidades da RMC.

Mariangela Zan, filha do acordeonista e compositor Mário Zan, começou a cantar aos 13 anos de idade, fazendo backing-vocal nos shows e bailes de seu pai, por todo o Brasil. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mario Zan e de outros compositores. Mariangela diz que firmou-se como cantora profissional nos bailes pelo Brasil. Ela é formada em Direito e Jornalismo.

Ao longo destes 14 anos acompanhando seu pai, Mariangela apresentou-se cantando solo em diversos programas de televisão, como Altas Horas e Mais Você; Viola Minha Viola e Ensaio. Mariangela Zan apresentou com Mario Zan durante dois anos e meio o Programa “Mário Zan e seus convidados”, na Rede Vida de Televisão, onde apresentou os melhores artistas da música popular brasileira e algumas atrações internacionais.

A cantora é uma estudiosa da cultura brasileira, do folclore e dos diversos segmentos da música popular brasileira, principalmente a música raiz. Ela participou no ano de 2008 do projeto “Filhos de peixe”, que reuniu filhos de grandes nomes da música regional brasileira. Atualmente, Mariangela Zan apresenta o show, “Viagem pela música raiz”.

Arnaldo Freitas toca e canta, no show, clássicos do nosso cancioneiro, sucessos que o público canta junto. Ele vai acompanhado por um violão base. Ele faz vários tipos de sons na viola e vários estilos musicais, além da música raiz, como erudito, MPB, flamenco, fado português, barroco, chorinhos entre outros, nos quais mostra sua versatilidade musical.

Arnaldo Freitas é considerado o melhor violeiro da atualidade. Recentemente, ganhou o prêmio de melhor instrumentista de viola no festival Voa Viola, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, escolhido por júri especializado em música popular brasileira e instrumental, com cerca de 400 inscritos de todo Brasil.
Arnaldo Freitas nasceu e cresceu no interior de São Paulo, ouvindo a tradicional musica raiz brasileira, surgindo assim o interesse pela viola caipira, que começou a aprender autoditada aos 13 anos de idade. Estudou entre 2006 e 2007 na Universidade Livre de Música - Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - , onde aprimorou-se tecnicamente. Desde 2006, é o violeiro oficial do programa Viola Minha Viola da TV Cultura, apresentado pela rainha do folclore Inezita Barroso, alem de acompanhá-la em shows por todo Brasil.

Programação
Re Virada Regional de Cultura da RMC
12 de maio - Praça David Garcia (em frente à Gama)

PROGRAMAÇÃO:
- 10h - Atividades infantis
- 17h - Cortejo de Maracatu – Fazendo Arte
- 18h - Danças da RMC – diferentes estilos (toque de alma)
- 20h - Bruno César e Salvador de Itatiba
- 21h30 - Show Mariangela Zan e Arnaldo Freitas
- FeirArte: dias 11,12 e 13"
Fonte: Portal Novidade

0 comentários:

Postar um comentário