Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Originalidade e voz marcante são destaques da trajetória de Tinoco

"Cantor morreu aos 91 anos, após uma parada cardíaca. Ele formou dupla com o irmão Tonico por quase 60 anos."

"O cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu aos 91 anos de idade, na sexta-feira (4).

Junto com o irmão Tonico, formou a dupla mais original e uma das mais importantes da história da música caipira, um dos pilares da época de ouro da música do Centro-Sul do Brasil. Compositor, instrumentista e cantor de voz marcante, Tinoco era uma pessoa expansiva e bem humorada.

Na sua forma sempre espirituosa de contar as coisas, Tinoco dizia que não tinha uma terra natal, mas três. Quando nasceu, sua casa ficava no município de Botucatu, interior de São Paulo. Uma posterior revisão de limites colocou o lugar em São Manuel. Finalmente, por força de emancipação, o distrito de Pratânia separou-se de São Manuel e, hoje, o lugar onde nasceu Tinoco fica em Pratânia, junto ao povoado de Guarantã.

Lembranças e reconhecimento

Em Pratânia, um museu relembra a trajetória da dupla. Tem foto da mãe, a roupa que Tinoco usou para receber o Prêmio Sharp de Música, capa de um disco lembrando o show no Teatro Municipal, fotos da história artística, um velho rádio, uma máquina de costura da mãe e um fogão de lenha.
Em maquete feita por um admirador de Tinoco, uma reprodução da colônia de café Deca de Barros, onde os irmãos João e José Perez passaram parte da infância e juventude, chama a atenção. O lugar teve muita influência nas músicas.

Além do museu, há uma praça, chamada Tonico e Tinoco, com duas grandes estátuas, uma homenagem aos artistas e referência para quem visita a cidade.

Foi na rádio de São Manoel que Tonico e Tinoco, ainda meninos, cantaram pela primeira vez, em 1940, com a possibilidade de ser ouvidos além dos limites da colônia."
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário