Pages

quinta-feira, 29 de março de 2012

Quarta Erudita da da FCMS apresenta “Eu, a Viola e Eles”

Alô pessola de Campo Grande, ótima dica pra quem gosta da mistura de ritmos com muito tempero da viola caipira.  



"A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul apresenta nesta quarta-feira (4 de abril), às 20 horas, o espetáculo instrumental “Eu, a Viola e Eles”, do músico e compositor Marcos Assunção. O show, que faz parte do projeto Quarta Erudita, acontece no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Com um intenso trabalho de pesquisa musical que abrange clássicos do erudito e da música popular, Marcos Assunção é detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a nossa cultura unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais.

O espetáculo do Quarta Erudita evoca o trabalho gravado em 2011. “Eu, a Viola e Eles” recebeu investimento do Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado (FIC/MS). Apresenta um repertório autoral voltado para a viola caipira, seu principal instrumento e conta com a participação de importantes nomes da música, como o baixista Marcelo Mariano. A sonoridade da viola é acompanhada por instrumentos contemporâneos como a percussão, contrabaixo, guitarra semi-acústica, violão e flauta transversal.

Consolidando uma carreira em franca ascensão, Marcos Assunção vem se destacando no cenário musical pela criatividade evidenciada em seus trabalhos como compositor e intérprete. Exemplo disso foi a sua classificação no Projeto Pixinguinha (FUNARTE), por meio do qual o músico teve a oportunidade de gravar o seu primeiro álbum instrumental, “Tô Chegando”.

Foi Coordenador Pedagógico do Projeto Música MS em 2008, que acontecia em 25 cidades do Estado envolvendo cerca de 800 alunos da rede pública de ensino e integrante em 2010 da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Atualmente além de concertista, é coordenador pedagógico do projeto “Música para Todos” realizado na Igreja Batista Filadélfia, além de cursar Música pela UFMS.

Serviço: O espetáculo "Eu, a Viola e Eles", de Marcos Assunção, acontece dia 4 de abril (quarta), às 20 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, no Centro.

Os ingressos podem ser adquiridos no local por R$ 15,00, sendo que cada um dá direito a um CD do artista."

Publicado no Portal MSNoticias
Leia Mais...

Festival Nacional de Viola - 2ª Edição - Resultado da Seleção Popular

Aí pessoal do blog Viola e Violeiros, vale a pena conferrir esse evento!     


"É com muito prazer que o Voa Viola anuncia os selecionados pela Seleção Popular para se apresentar nas cidades de Cuiabá, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro!

Juntos, os 24 artistas do Panorama Voa Viola 2.a Edição receberam 1.152.695 aplausos, mobilizando cerca de 25 mil usuários em torno da música feita com viola. Parabenizamos e agradecemos a participação de todos!

Os 12 artistas escolhidos pelo público, em ordem alfabética, são:

Bilora                                
Chico de Assis e João Santana         
Edmilson Ferreira e Antonio Lisboa    
Felipe & Fernando                     
Grupo Chão de Areia                   
J.Prado & Marcos Henrique             
Joilson e Juliano       
Marcelo Loureiro                      
Orquestra Paulistana de Viola Caipira 
Tietê e Passaúna
Viola Arranjada
Viola da Terra
Veja aqui o resultado quantitativo final.

Além dos selecionados pelo público, os shows do Voa Viola 2.a Edição recebem, como convidados, violeiros e artistas nacionais em diálogo com o instrumento. Os violeiros Paulo Freire e Roberto Corrêa apresentam os artistas, atuando como anfitriões do espetáculo.  Confira a programação:

Cuiabá - 3 de maio de 2012 / Cine Teatro Cuiabá
Violeiro convidado: Fernando Deghi
Atração: Orquestra do Estado do Mato Grosso

Porto Alegre - 23 de maio de 2012 / Theatro São Pedro
Violeiro convidado: Rogério Gulim
Atração: Cida Moreira e Passoca

Manaus - 02 de junho de 2012 / Teatro Amazonas
Violeira convidada: Juliana Andrade
Atração: Chico César

Rio de Janeiro - 14 de junho de 2012 / Teatro Carlos Gomes
Violeiro convidado: Miltinho Edilberto
Atração: Egberto Gismonti

Os shows terão a direção artística de Mario de Aratanha e o projeto cenográfico está a cargo de Pedro Matallo. A direção artística irá definir em quais shows os selecionados pelo público irão atuar.

Dentro da programação dos shows e seminário serão anunciados os prêmios especiais para os diferentes segmentos: tradição, inovação, dupla, canção, desafio e instrumental.
(...)"

Noticia do site Voa Viola




Leia Mais...

Osasco tem a 1ª orquestra de violeiros do país

"Grupo nasceu da ideia de alguns músicos que faziam roda de viola.Maestro Campos Silva também dá aulas gratuitas para os moradores.

A primeira orquestra de violeiros do Brasil surgiu em Osasco, na Grande São Paulo. O grupo musical serviu de inspiração para muitas duplas sertanejas.
(...)

A orquestra nasceu em 1969, ideia de alguns músicos que faziam roda de viola na cidade. Hoje ela tem 30 pessoas, quase todos moradores de Osasco. O maestro da orquestra é o Campos Silva, que também dá aulas gratuitas de viola e violão para os moradores do bairro. “A viola tem dez cordas e o violão, seis. É um casal, um não fica sem o outro”, diz.

A Casa do Violeiro fica na Rua Líbero Carnicelli, 459, Jardim Ipê, em Osasco. Às quartas-feiras tem ensaio aberto ao público, a partir das 20h. Sexta tem Baile da Boa Idade, a partir das 19h. Na última segunda-feira do mês, eles tocam na missa da Catedral de Santo Antônio."

Reportagem do G1 SP.
Leia Mais...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Orquestra de viola caipira mantém viva a tradição do instrumento no PR

Reportagem muito legal publicada no site G1. Parabéns à Orquestra de Viola Caipira São Domingos!


"Time conta com quase 50 músicos, desde crianças até idosos.Grupo foi formado há dois anos e é regido pelo maestro Edson Murari.

A Orquestra de Viola Caipira São Domingos, de Londrina, no norte do Paraná, busca manter viva a história de um dos instrumentos mais conhecidos na música popular brasileira. Formada há dois anos, ela reúne desde crianças - como João Vitor, de nove anos – até gente com os cabelos já grisalhos.

No início, a orquestra regida pelo maestro Edson Murari Lima começou pequena. Mas com o tempo, ganhou vários adeptos. Atualmente, são mais de 50 músicos dedilhando os instrumentos e levando os ouvintes a lembrar da música da roça. “A viola está presente na minha vida desde criança. Na época da Folia de Reis, na época do sítio, a gente já teve esse contato desde criança e faz parte [de nós, músicos] até hoje”, conta o maestro.

Além de João Vitor, que começou a tocar após assistir aos ensaios do pai na orquestra, Lara Lima, de oito anos, conta que começou a tocar o instrumento em casa, com as lições do pai, que ensina o instrumento. “Ele começou a ensinar, aí eu comecei a gostar e participar dos ensaios”, conta a menina, que também já toca como gente grande.

Outro que aprendeu a tocar há pouco tempo foi Luis da Costa. Nascido no campo e em uma família com vários músicos, ele revela que só aprendeu a viola caipira aos 57 anos. Atualmente com 60, ele participa da orquestra. “Toda a vida eu tive interesse por instrumentos. Mas não tive a oportunidade de comprar e ter em casa. No tempo do meu pai, ele tinha, só que quase não sobrava tempo por causa do trabalho”, lembra."

Leia Mais...

Ainda há vagas para o curso gratuito de formação em viola caipira

Notícia interessante para os moradores de Atibaia e região:  


Fortemente engajada na difusão da viola, a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA), após três shows já realizados neste ano, retoma suas atividades em 2012 com entusiasmo e novidades. Além das canções da Música Popular Brasileira que agora integram o repertório da Orquestra, contrato com restaurante de grande aceitação na região, gravação de seu 1ª CD em andamento, neste ano a OVBA volta a oferecer gratuitamente para a população aulas de viola caipira.Denominado "Formação em Viola Caipira - Dez Cordas".


O curso terá a duração de 60 (sessenta) horas, com início previsto para o dia 29  de março e término em 28 de outubro do corrente ano, sendo distribuído em 30 aulas efetivas de duas horas de duração cada. As aulas serão ministradas às quintas-feiras das 19h30 às 21h30 na sede da “Corporação Musical 24 de Outubro”, situada na Rua Treze de Maio nº. 94, no Centro de Atibaia, bem próximo ao Museu da cidade.
Aos interessados - candidatos de Atibaia e toda a região - as inscrições continuam abertas e poderão ser feitas no Centro de Convenções Victor Brecheret, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h com Adalberto e também no site da Orquestra http://www.ovba.com.br/. Como as vagas são limitadas, elas serão preenchidas pela ordem de entrega das fichas de inscrições.
(...)

Por: Aldrey Kelly
Notícia publicada em atibaia.com.br
Leia Mais...

Viola, Minha Viola - Pedro Bento e Zé da Estrada

Viola traz o primeiro DVD dos amantes da rancheira, além do carisma da dupla Matogrosso e Mathias



O programa Viola, Minha Viola traz um programa com grandes veteranos da música raiz. A primeira parte conta com a presença da dupla Matogrosso e Mathias com sucessos como “Retrato de Mãe” (Jack/Julio Guidini) e “Na Hora do Adeus” (Chico Roque/Carlos Colla). A segunda parte traz com exclusividade o lançamento do primeiro DVD da dupla Pedro Bento e Zé da Estrada com destaque para a influência da rancheira mexicana na música dos dois. A exibição é o domingo, dia 25 de março, às 9 horas, com reprise no dia 31 de março, às 20 horas.

Repertório:
Areia do Mar, por Inezita Barroso
Retrato de Mãe, por Matogrosso e Mathias
Perdoa, por Matogrosso e Mathias
Pedaço de Minha Vida, por Matogrosso e Mathias
Na Hora do Adeus, por Matogrosso e Mathias
Viva a Alegria, por Pedro Bento e Zé da Estrada
Serenata Huasteca, por Pedro Bento e Zé da Estrada
A Lua é Testemunha, por Pedro Bento e Zé da Estrada
Boneca Cobiçada, por Pedro Bento e Zé da Estrada
Pout-Pourri mexicano, por Pedro Bento e Zé da Estrada
Galopeira, por Pedro Bento e Zé da Estrada
Está Chegando a Hora (Cielito Lindo), por Pedro Bento e Zé da Estrada
Devoção, por Inezita Barroso

Notícia publicada na TV Cultura
Leia Mais...

segunda-feira, 26 de março de 2012

4º Festival Carreirinho de Música Raiz

Para quem ainda não sabe será realizado nos dia 21 e 22 de Abril, na cidade de Bofete, o 4° Festival Carreirinho de Música Raiz. O evento faz parte da Festa do 132º Aniversário de Bofete/SP.

Será um evento de música caipira de raiz com competição entre 35 duplas.
Além das duplas participantes grandes nomes da nossa musica, como Carreiro & Pardinho Filho e Cacique e Pajé, também estarão lá!

Durante o Festival será inaugurada a sala Carreirinho, onde será possível ver, entre outras relíquias, o papel original onde foi escrita a letra da música "Rei do Café".

Para mais informações sobre o festival, ficha de inscrição e regulamento acesse o site http://www.festivalcarreirinho.blogspot.com/
Leia Mais...

João Mineiro morre aos 76 anos

Notícia do Jornal do Brasil:

"O cantor sertanejo João Mineiro morreu no final da noite deste sábado (24), no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, no interior de São Paulo. João Mineiro tinha 76 anos e estava internado na UTI após uma cirurgia para retirada da vesícula.
Leia Mais...