Pages

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Virada Cultural 2012 - CADÊ A MUSICA CAIPIRA?

Já saiu a programação da Virada Cultural 2012. Pra que quiser conferir é so acessar http://www.viradacultural.org/
A lista de participantes é longa, com os mais variados estilos musicas e artísticos, contando com várias atrações internacionais.
Bacana né? É mas... cadê os representantes da musica caipira, da viola de raiz? Cadê nossos violeiros que são tão aplaudidos pelo interior?

Fazendo uma procura rápida, encontrei as seguinte atrações: "Yassir & Rodrigo Sater", "Tinoco" e "Pedro Bento & Zé da Estrada" (me corrijam caso tenha faltado algum). A qualidade é inquestionável mas acho pouco pra um evento realizado em São Paulo que tem "Cultural" no nome.

O evento é descrito pelos organizadores da seguinte maneira:  "A cidade é tomada por uma imensa variedade de ritmos e estilos, por artistas consagrados e emergentes, por apresentações de dança e teatro". Legal, bacana mas não achei um, nem UM grupo de Catira. Isto é, a dita "imensa variedade de ritmo e estilos" não engloba uma dança  típica brasileira que teve fortes raízes no estado de São Paulo.

A Praça Julio Prestes está com uma programação voltada à "tradição musical africana no Brasil e países caribenhos", na Praça da República teremos "lendas vivas do jazz, hip hop, soul e funk, e tango". Não tenho absolutamente nada contra nenhum deles, mas tenho certeza que a programação deixa de lado muito de nossa cultura e tradição, e, consequentemente, enfraquece nossa identidade cultural.

Sugiro aos organizadores do evento que assistam mais a programas como Viola, Minha Viola, Sr. Brasil, Brasil Caipira. Essa Virada Cultural está precisando urgente de uma "virada cultural".

1 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita observação!
Parabens pelo blog.

Postar um comentário